Jean-Claude Ellena é um perfumista francês. Um ícone. Um poeta dos aromas.
Ele nasceu em Grasse , Alpes-Maritimes . A partir de 2004, ele se torna perfumista da Hermès (exclusivo). Ele criou várias casas de fragrâncias para perfumes importantes, incluindo The Different Company , que fundou antes de se juntar Hermès. Sua filha Celine Ellena agora cria para a empresa diferente.
Em 2005, Ellena criou Un Jardin sur le Nil para a casa da Hermès. A história por trás da criação da fragrância foi o tema do livro O perfume perfeito: Um Ano na indústria de perfumes em Paris e Nova York, por Chandler Burr . 'A arte é baseada na noção de ilusão. E a ilusão é muitas vezes mais forte do que a realidade. Consegue-se fazer crer que é ainda mais verdade do que a própria verdade', diz Ellena
Criações de Jean Claude Ellena:
For Bvlgari
- Eau Parfumée au Thé Vert (1992)
- Eau Parfumée au Thé Vert Extrême (1996)
For Frederic Malle
- Angéliques sous la Pluie
- Bigarade Concentrée
- Cologne Bigarade
- L'Eau d'Hiver (2003)
For Hermès
- Hermèssence collection (exclusively in Hermès stores)
- Un Jardin en Méditerranée (2003)
- Un Jardin sur le Nil (2005)
- Elixir des Merveilles (2006)
- Terre d'Hermès (2006)
- Kelly Calèche (2007)
- Un Jardin après la Mousson (2008)
- Voyage d'Hermès (2010)
For L'Artisan Parfumeur
- La Haie Fleurie du Hameau (1982)
- Ambre Extrême (2001)
- Bois Farine (2003)
For Van Cleef & Arpels
- First (1976)
- Miss Arpels
For The Different Company
- Bois d'Iris
- Bergamote (2004)
- Osmanthus
- Rose Poivrée
Diversos
- Eau de Campagne (1974), for Sisley
- Rumba (1988), with Ron Winnegrad, for Balenciaga
- Globe (1990), for Rochas
- Déclaration (1998), for Cartier
- In Love Again (1998), for Yves Saint Laurent
- Aromantic (1999), for Decléor Aromantic (1999)
- Bazar Femme (2002), with Bertrand Duchaufour & Emilie Copperman, for Christian Lacroix
- Blanc (2003), for Paul & Joe Blanc
- Colonia Assoluta (2003), with Bertrand Duchaufour , for Acqua di Parma
- Emporio Armani Night for her (2003), with Lucas Sieuzac, for Giorgio Armani
- Eau de Lalique, with Emilie Copperman, for Lalique
- Amouge Dia, for Amouge
Referências
- The Perfect Scent: A Year Inside the Perfume Industry in Paris and New York by Chandler Burr (Henry Holt and Co., 2008) ISBN 0805080376 O perfume perfeito: Um ano Dentro da indústria de perfumes em Paris e Nova York por Chandler Burr (Henry Holt and Co., 2008) ISBN 0805080376
- The Different Company - official website A empresa diferente - site oficial
- Chandler Burr, "Scent of the Nile: Jean-Claude Ellena creates a new perfume" , New Yorker , 15 March 2005. Chandler Burr, "Perfume do Nilo: Jean-Claude Ellena cria um novo perfume" , New Yorker, 15 de Março de 2005.
- Amouage Perfumes - official website Amouage Perfumes - site oficial
A primeira lembrança de Jean-Claude Ellena de um odor remonta aos seus quatro anos de idade. 'Lembro como se fosse hoje do cheiro dos biscoitos guardados em um pote no alto do armário da cozinha. Era obrigado a subir numa cadeira para poder alcançá-los', diz. Hoje, aos 61 anos, esse francês nascido em Grasse, cidade mediterrânea do sul da França reputada por suas flores e oliveiras, é perseguido pelos odores mesmo durante o sono. 'Sempre durmo com uma folha de papel e uma caneta na cabeceira da cama. Ontem à noite, por exemplo, despertei no meio da noite com a idéia de um odor, prontamente anotei as sensações do cheiro e depois voltei a dormir', conta, como se fosse um poeta a sonhar com versos de rimas aromáticas.
Para elaborar Un Jardin sur le Nil, Ellena partiu rumo a Assouan, no Egito, acompanhado de um staff da Hermès, um fotógrafo e uma equipe de filmagem para registrar o insight do criador. O estalo ocorreu durante uma excursão no rio Nilo, ao sentir o perfume de uma manga verde. Un Jardin en Mediterranée surgiu a partir do odor de uma folha de figueira, espremida e cheirada por uma jovem. Para fazer Un Jardin après la Mousson, sua mais recente criação, o perfumista viajou para os lagos do Kerala, na Índia, até encontrar a flor capaz de 'colocar a chuva em odor'.
"Não tenho nenhum interesse na tentativa de reproduzir a natureza… Eu quero transformá-la, criar ilusões olfativas. Perfume não é somente sobre o aroma das flores. “Posso acrescentar moléculas para criar uma fragrância dura, macia, seca e fresca, borbulhante, leve, fresca e acolhedora”, diz o perfumista Jean-Claude Ellena no LA Times no artigo Perfume de Mestre do Minimalismo.
Au Thé Vert é vida! Viva Ellena!
ResponderExcluirVan Van tenho muita vontade de cafungar esse Au Thé Vert!!!! e o Rouge também!!!
ExcluirQue lindas as inspirações para a criação dos "Jardins". No entanto, eu gosto somente do Jardin en Mediterrane, pois sou apaixonado por figos e do Toit, perfume noturno, de rosas quentes.
ResponderExcluirde todos os jardins o que eu mais gosto é o Mediterrané ele me remete a um jardim molhado de chuva, com folhas caídas pelo chão, um cheiro de pomar de frutas verdes ainda, antes de amadurecer, junto com o cheiro da chuva, pra mim ele é assim...
ExcluirEu preciso de Un jardin sur le nil !!! Se eu morrer sem tê-lo vai ser um problema. Minha alma vai perambular na Sephora de NY. Tô vendo...
ResponderExcluirHahahahaha sua doida!!!!
Excluircompra esse trem logo!!!!